Psicologia infantil e ludoterapia

post-ludoterapia

Ludoterapia é uma técnica de psicoterapia infantil que se baseia no brincar, um meio natural de auto-expressão das crianças.

Durante as sessões de ludoterapia é dada oportunidade à criança de manifestar os seus sentimentos e problemas, sendo semelhante à terapia dos adultos, que se dá pelo falar, mas com a diferença que a criança manifesta seus sentimentos nas brincadeiras que realiza e nos comentários que faz para o terapeuta.

As crianças encaminhadas à ludoterapia geralmente apresentam algum sintoma de problema emocional, como dificuldades de aprendizagem, insônia seguida por pesadelos, gagueira, nervosismo, agressividade, hiperatividade, ecoprese (perda involuntária de fezes), enurese (perda involuntária de urina), insegurança, timidez excessiva e desvios alimentares.

A ludoterapia, como atividade terapêutica, possibilita que a criança supere situações traumáticas, simbolizando situações e pessoas, falando e representando os conteúdos que a perturbam. Assim, ela pode nomear e conhecer melhores as situações, idéias, pessoas e objetos que fazem parte do seu universo pessoal.

Os jogos e brincadeiras permitem que a criança libere a tensão, frustração, insegurança, medos e até mesmo a agressividade. Tudo isso naturalmente, sem que se dê conta de que tem todos esses sentimentos guardados.

O brincar torna-se dizer, ou seja, uma importante linguagem através da qual a criança fala de si, percebe-se, sente, entende e elabora suas questões.

Ao brincar, estimulada e auxiliada pelo terapeuta, a criança aprende gradativamente a representar simbolicamente a realidade, deslocando-se de uma posição em que se supunha o centro do mundo para uma possibilidade de compreender o “lugar do outro”.

A ludoterapia permite que a criança compreenda e se insera na cultura, aprenda regras, perceba limites, desenvolva a linguagem, trabalhe o imaginário, elabore e teste hipóteses e conheça os fenômenos e eventos que ocorrem em sua volta.

One thought on “Psicologia infantil e ludoterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *